AECT León-Bragança levará ao 'Mascararte' de Bragança uma amostra dos carnavais tradicionais da região

A Diputación de León e a Câmara Municipal de Bragança, através do AECT León-Bragança, irão realizar um intercâmbio cultural centrado nas máscaras de ambos os territórios.

A Diputación de León acolheu a 26 de setembro de 2017, uma reunião dos representantes do Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial, com o objetivo de desenvolver algumas atividades culturais aprovadas durante a última reunião realizada na cidade portuguesa. Durante a reunião, que envolveu os responsáveis de diversas áreas dos órgãos municipais, especialmente os responsáveis pelos serviços culturais, foi discutida a possibilidade de realizar um intercâmbio cultural centrado nas máscaras tradicionais usadas durante o carnaval da região de León e de Bragança, que possuem múltiplas similitudes. Assim, procura-se dar a conhecer estas tradições em cada território durante as festividades em que são protagonistas.

Em Bragança, de 30 de novembro a 2 de dezembro, será realizada a "Mascararte - Bienal da Máscara". É um evento que tem lugar a cada dois anos no Município de Bragança, realizando-se desde 2003 e que tem como objetivo, dar uma nova dimensão e um impulso à divulgação aos rituais de inverno, promovendo o reforço da identidade e a cultura transmontana, bem como reunir grupos e investigadores de outros países que são detentores das mesmas tradições.

Durante estes dias, a cidade portuguesa acolhe vários espetáculos, exposições, concursos, feiras de artesanato, conferências, cortejos com grupos de mascarados, que culminam com a chamada “Queima do mascareto”.

Em 2017 decorrerá a 7ª edição deste evento e, após a reunião realizada na Diputación de León, foi designado o tema "Máscarados de León", que representarão as festas de inverno e as suas tradições nesta região espanhola.

No mesmo sentido, este encontro estabeleceu as bases para que, em datas futuras, e em princípio coincidindo com a celebração do Antruejo em León, se poderá organizar algo semelhante ao "Mascararte" a realizar num local ainda por definir, onde caretos e os mascarados portugueses poderão participar.

Foi ainda acordado preparar uma exposição a ser apresentada tanto em Bragança como no Museo Etnográfico Provincial de León, com base nos "mascarados" de ambos os territórios, e através do qual se poderá dar a conhecer um pouco mais sobre os seus trajes, máscaras e restantes acessórios, acompanhados de elementos fotográficos, cartazes, publicações e até a realização de conferências, entre outras atividades a divulgar.

Programa `Mascararte 'em Bragança

O programa de atividades organizadas para a celebração do `Mascararte' em Bragança inclui a exposição de peças etnográficas relacionadas com “Mascarado” de León, que será exposto no Centro Cultural Municipal Adriano Moreira e cuja inauguração será a 30 de novembro. Estará aberto para visitas ao público até ao mês de janeiro.

Além disso, haverá um desfile, a realizar-se no dia 2 de dezembro, no qual participarão grupos de mascaradas de León, onde se incluem a participação dos estandartes de diferentes zonas da comarca e um grupo de percussão e gaita-de-foles leoneses.

Este programa inclui a participação durante o evento de um especialista/investigador na temática para conduzir uma conferência sobre as Máscaras de León.