Atividades previstas

Inicio>Atividades previstas

A elaboração do Plano Estratégico está dividida em 4 fases:

 

4 FASES

 

O objetivo da Fase 1 é conhecer em profundidade os pontos fortes e fatores críticos de sucesso que afetam o território do AECT León-Bragança, bem como as principais debilidades e ameaças que lhe permitirão transformar em oportunidades os desafios existentes ao seu desenvolvimento.
Tendo em conta a realidade do território e as diretrizes europeias, nesta fase será arquitetada uma estratégia para o território do AECT León-Bragança. Com base num amplo processo participativo, esta tomará corpo nos seguintes níveis de definição estratégica:
  • Visão, entendida como marco estratégico orientador das intervenções a realizar;
  • Linhas de Orientação Estratégica, que especificam as finalidades que se pretendem atingir com a implementação do Plano;
  • Objetivos Estratégicos, que configuram a definição operacional das ações a implementar no território, detalhando cada uma das Linhas de Orientação Estratégica.
Nesta fase será definido um conjunto de iniciativas em setores estratégicos do território, em torno do qual se mobilizarão os diversos atores do território. O Plano de Ação contemplará um conjunto de ações agregadas, entendidas como unidades integradoras dentro das quais se incluirão diferentes projetos considerados relevantes para o desenvolvimento territorial do AECT León-Bragança.
Nesta fase serão definidos os principais mecanismos de acompanhamento processo de implementação do Plano Estratégico. Paralelamente, serão também definidos indicadores de avaliação e monitorização de todas as fases do Plano, com particular relevância para o seu contributo para as metas comunitárias.

Em paralelo com as fases de desenvolvimento do Plano, correrão também as ações relacionadas com a Disseminação e Comunicação, visando, por um lado, promover o envolvimento alargado dos stakeholders locais no processo de desenvolvimento do Plano Estratégico, e, por outro, divulgar os resultados do Plano Estratégico em favor do desenvolvimento equilibrado do território.

Do trabalho já realizado, definiu-se que o Plano Estratégico incidirá sobre os seguintes setores-âncora considerados prioritários para o desenvolvimento do território: